É cada vez mais comum ver empresas e prestadores de serviço avançando nas possibilidades de divulgação e posicionamento das suas marcas na internet, e o setor educacional não ficou de fora. A gestão de redes sociais é fundamental para obter sucesso na hora de atrair alunos.
Perfis de escolas e cursos são uma realidade para quem deseja mais visibilidade e proximidade com o público-alvo, utilizando das ferramentas dessas mídias sociais.
Erros de gestão podem ser prejudiciais ao negócio, ou simplesmente resultarem em páginas pouco atrativas e interessantes aos alunos e aos pais. Veja 8 erros comuns de perfis de escolas profissionalizantes nas redes sociais e como evitá-los.
1. Não ter um planejamento estratégico
Entrar em uma rede social só para se fazer presente, sem ter um objetivo definido não surtirá efeitos, além de aumentar a margem de erros. Com o tempo, sua página se tornará pouco relevante e sem propósito, desperdiçando uma ótima oportunidade de se posicionar.
Uma boa estratégia deve trabalhar em duas frentes: atrair mais seguidores para a página e aumentar o engajamento desses seguidores.
2. Focar apenas em números
Números serão dados vazios e sem valor caso não haja conteúdo relevante sendo produzido e publicado na sua página. Além das métricas, é preciso gerar resultados na aproximação dos seguidores, é isso que vai fidelizar eles à sua rede social.
Utilize os números para mensurar seu crescimento, mas não se baseie apenas neles para analisar o desempenho da página. Foque também em engajamento, ou seja, se aproximar e criar interesse no público-alvo.
Aqui, te ajudamos a utilizar de maneira eficaz o Facebook Ads na sua gestão de rede social!

3. Não ter estratégia de geração de leads
Seu público precisa ser atraído e você precisa gerar conteúdo interessante para ele, mas tudo isso para que? Tudo isso, porque não adianta traçar uma estratégia se o objetivo final não for gerar leads, ou seja captar clientes.
É necessário guiar o público-alvo para o seu objetivo. Crie conteúdo e divulgações que levem-os a se matricular os filhos na sua escola.
4. Enviar spam
Postar a todo momento, muitas vezes ao dia, divulgações simples e publicidades diretas e repetitivas do seu serviço certamente irritará seus seguidores, e os afastará.
Sua publicidade deve ser minimamente interessante. Faça campanhas de divulgação criativas e naturais.
5. Utilizar procedimentos automatizados
Respostas automáticas, com frases e textos padronizados diminuem bastante a simpatia dos seguidores com a sua página, e a mesma coisa serve para as publicações.
Quanto mais humanizada a relação entre a página e os alunos e pais de alunos, mais simpatia ela conseguirá por parte dos seus seguidores. Não robotize as respostas e coloque-se disposto para solucionar questões.
6. Ter um blog com conteúdo irrelevante e pouco interessante
Blogs apresentando assuntos sem relação com a área educacional e com textos longos e pouca escaneabilidade terão muito pouco acesso.
Foque em textos interessantes, chamativos e relevantes quanto aos temas. O marketing de conteúdo é excelente para a geração de leads. Vale muito a pena ter um blog interessante!
7. Demonstrar egocentrismo nas redes sociais
Sua escola é o grande motivo para você estar nas redes sociais, é claro. Mas já pensou se na sua página você falar apenas sobre o seu negócio? Essa postura tornará a página chata e pouco relevante para o público-alvo, principalmente depois de você já ter gerado o lead.
É necessário gerar todo tipo de conteúdo interessante e, principalmente, que seja pertinente aosegmento da sua página.
8. Não interagir com o público
Por que estar em uma rede social se não pretende interagir com o público? Apenas encher de informações a linha do tempo do usuário, ainda que elas sejam interessantes, não é o mais recomendado.
Questione, proponha debates, promova a interação. Há uma infinidade de possibilidades de fazer isso por meio dos posts. Faça sempre com que a experiência seja uma via de mão dupla. Uma interessante e correta gestão de redes sociais certamente trará muitos alunos e fidelizará seus clientes.
Agora que você já sabe a melhor forma de conduzir sua escola nas redes sociais, entre em contato se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações!