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Fidelização de alunos: 10 dicas infalíveis para retê-los na sua escola

Mais que captar, a fidelização de alunos representa um dos principais diferenciais para escolas profissionalizantes que desejam um sólido e real crescimento.

Descubra aqui algumas dicas para aumentar a fidelização de alunos, investindo na sua retenção escolar e garantindo melhores condições de sucesso em seu empreendimento.

1. Valorize a sua equipe

Equipes de trabalho engajadas e satisfeitas prestam um serviço com mais qualidade ao cliente, o que aumenta as chances de fidelização dos mesmos.

Assim, valorizar os esforços e beneficiar bons resultados conquistados pela equipe é uma das formas de garantir a retenção de alunos em sua escola.

Aqui, separamos as melhores práticas para você encontrar a equipe ideal para sua escola.

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2. Invista em marketing

Escolas profissionalizantes devem investir em marketing, de forma a aumentar o índice de alunos captados para, a partir daí, investir continuamente em sua fidelização.

Estabeleça um planejamento de marketing adequado com a sua proposta e não deixe de divulgar os serviços da sua empresa.

Para te ajudar, separamos 7 dicas para você se sair bem no marketing digital.

3. Ressalte seus diferenciais competitivos

A divulgação da sua marca deve estar atrelada aos diferenciais que ela pode oferecer aos alunos.

  • A sua escola é reconhecida nacionalmente?
  • Ela oferece cursos profissionalizantes de destaque?
  • Possui instrutores com capacitação de destaque?
  • A sua escola possui muito tempo de experiência?
  • Existem benefícios exclusivos para os alunos?
  • A escola trabalha com tecnologias diferenciadas?
  • Ela tem um formato de ensino inovador?

Escolas que têm algo mais a oferecer conquistam clientes e conseguem mantê-los fidelizados, uma vez que os alunos sabem que os recursos investidos proporcionarão maiores chances de crescimento na carreira.

4. Desenvolva uma rede de clientes

Quando os seus alunos ficam satisfeitos com o serviço prestado, eles disseminam feedbacks positivos que irão constituir uma rede de possíveis alunos.

Em outras palavras, clientes engajados são capazes de atrair muito mais alunos e, dessa forma, fortificar a entrada dos mesmos.

Fidelizá-los, nesse caso, torna-se muito mais fácil.

5. Divulgue os resultados

Mostrar os resultados positivos a partir de dados sólidos e disponíveis de forma transparente aos alunos é uma maneira de motivá-los a permanecer na instituição, uma vez que desenvolverão maior confiança e valorização pela escola.

Por isso, não deixe de apresentar dados sobre:

  • Conquistas profissionais de alunos egressos;
  • Reconhecimento acadêmico da instituição;
  • Conquistas de alunos em concursos;
  • Resultados de pesquisas de satisfação;
  • Destaques no mercado de trabalho.

Você pode conferir aqui um case de sucesso de uma escola parceira, para tomar como exemplo.

6. Mantenha-se em contato com alunos ausentes

É interessante manter o contato com alunos ausentes, que suspenderam suas matrículas e também com ex-alunos, de forma a fazê-los lembrar da sua marca e possibilitar futuros retornos.

7. Invista em promoções exclusivas

Uma forma de fidelizar mais alunos é oferecer promoções exclusivas para que eles se sintam especiais, ou até mesmo para extinguir situações – dificuldades financeiras, pessoais e profissionais – que possam fazê-los desistir do curso.

8. Saiba gerir alunos interessados

Desenvolver um sistema para administrar o relacionamento com alunos interessados (o chamado CRM) é crucial para manter a comunicação com possíveis clientes.

Este sistema permitirá uma interação com o cliente de maneira mais eficiente (seja por correspondência, e-mail, telefone ou outros meios de comunicação), otimizando o acesso do cliente à sua instituição, e vice-versa.

Diversas atitudes podem promover a fidelização de alunos em sua instituição. Faça um planejamento adequado dessas ações, implemente-as de forma contínua em sua escola, garanta maiores índices de retenção e melhores resultados, a longo prazo, para sua instituição.

9 – Utilize programas de indicação

Programas de Indicação são uma ótima dica que soluciona dois problemas: captar alunos e fidelizá-los. Pois, o intuito dessas estratégias é que você ofereça prêmios ou bonificações aos seus alunos que trouxerem novos alunos matriculados para a sua escola, por meio de indicações.

O principal objetivo é estimular alunos e responsáveis a participarem ativamente do processo de inscrição, indicando novos alunos em troca de benefícios, que podem ser desde descontos na matrícula até sorteios de prêmios.

Antes de começar, é preciso definir bem quem será o seu público-alvo e quem poderá recomendar a sua escola; elaborar um canal para essas ações, definir o tempo para o tratamento da indicação e decidir como serão recompensadas as que forem bem-sucedidas.

Fizemos um artigo que ensina, passo a passo, como traçar um programa de indicação completo. Clique aqui e aprenda!

10 – Evite a saída do aluno

Muitas situações adversas podem acontecer e interferir na decisão de permanência do aluno na sua escola. Algumas, como questões pessoais, não podem ser evitadas. Outras, porém, são evitáveis. E cabe a você, gestor, tomar medidas necessárias para que a evasão não ocorra.

Por exemplo, procure saber como está a situação escolar dos seus alunos. Converse com os instrutores e entenda se há algum indício de desistência por questões pedagógicas. Caso isso ocorra, marque uma reunião com o aluno e seus responsáveis para reverter o quadro.

Nos casos de possíveis desistências por questões financeiras, avalie a possibilidade de oferecer bolsas, descontos ou, em alguns casos, o refinanciamento das dívidas (caso o aluno seja inadimplente).

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